Tour do Rio: Teresópolis - Rio das Ostras (4ª etapa)


A decisão do Tour do Rio está chegando, e neste sábado (30), os atletas partiram de Teresópolis, na região serrana, para chegarem em Rio das Ostras, no litoral norte do estado.


Com 191 km, essa foi o maior percurso da edição de 2011 e a última de montanha, com uma de categoria 1, no km 85,2, seguida de uma meta de categoria 3, no km 103, para decidir quem seria o novo rei da montanha da competição. Já as metas voltante estavam posicionadas nos km 50 e 155,5.


Uma grande descida pouco depois de saírem de Teresópolis fez com que o pelotão se quebrasse, permitindo com que Marco Coledan (Trevigiani) e Eric Schildge (Jamis Suter) saíssem na primeira fuga do dia, chegando a abrir mais de 2'30'' para o pelotão.

Porém os escapados não conseguiram durar, e foram neutralizados faltando 2 km para o topo do percurso. Novamente os colombianos da EPM-UNE estavam no comando do grupo principal, junto com a Funvic/Pindamonhangaba. A equipe brasileira assumiu a ponta colocando seu ritmo até o final da escalada. Posteriormente a EPM-UNE foi quem deus as cartas na cabeça da prova por um bom tempo.

A estratégia da Funvic/Pindamonhangaba tinha como objetivo colocar Antônio Nascimento em posição de pontuar o máximo possível para conquistar a camisa branca com bolinhas vermelhas, de líder nas montanhas. E foi o que aconteceu. "Tonho" foi o vencedor das duas metas de montanha do dia, somando 16 pontos somente na 4ª etapa, contra nenhum de seu principal rival, e então detentor da camisa, Renato Seabra (DataRo/Foz do Iguaçu).

O caminho para "tonho" levar a camisa de melhor escalador ficou mais aberto após Seabra se envolver em um acidente com Geraldo Silva Jr. (São Lucas-Giant-Cic. Ravena / Americana) e um atleta do time de Ruanda na mesma curva em que os líderes do ano passado, também foram ao chão. Os demais atletas não precisaram da presença do carro médico, mas o ciclista da DataRo/Foz do Iguaçu não teve a mesma sorte e teve de abandonar o Tour. Felizmente ficou constatado que nada de mais grave aconteceu com Seabra.

Na descida da serra de Nova Friburgo, uma fuga com Flávio Reblin (Memorial/Santos), Magno Nazaret, Antônio Nascimento, Adélio Silva (Funvic/Foz do Iguaçu), Ibon Zugasti, Josep Constantino (MMR-Spiuk), Tyler Wren (Jamis Suter), Juan Suarez, Rafael Abreu, Jaime Castañeda e Edward Beltran (EPM-UNE) se formou abrinco cerca de 1'30'' para James Driscoll (Jamis Sutter) e Robigzon Oyola (EPM-UNE), que os perseguiam, e quase 6'00'' para o grupo com Rafael Andriato (Petroli Firenze).

Com 15 km para a chegada, Magno Nazaret tentou um ataque, abrindo 22'', e com nenhum atleta de sprint no grupo do qual fazia parte, conseguiu se sustentar e ficou com a vitória em Rio das Ostras. A segunda de um brasileiro no Tour do Rio. A equipe Funvic/Foz do Iguaçu ainda completou a prova com uma dobradinha, já que Antônio Nascimento, o "tonho", ficou na segunda colocação, seguido do americano Tyler Wren (Jamis Suter).

Primeiros colocados da etapa. Foto: Aldir Junior/Ciclovoltas
O derradeiro estágio do Tour do Rio 2011 acontecerá neste domingo (31), com 182 km planos entre Rio das Ostras e o Rio de Janeiro e quatro metas volante para botar fogo na briga pela camisa verde.





Premiação das camisas. Foto: Aldir Junior/Ciclovoltas
por Aldir Junior (@aldirjunior)
 fonte: Prologo

Posted by Aldir Junior de Sales Gomes on 7/30/2011 10:39:00 PM. Filed under , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0
 

2010 BlogNews Magazine. All Rights Reserved. - Designed by SimplexDesign