Vice-governador em exercício, Pezão reinaugura prédios da FIA em Conceição de Macabu



Estado inaugura prédio da FIA. Foto: Douglas Smmithy
Nesta sexta-feira (23) o governador em exercício, Luiz Fernando Pezão, esteve em Conceição de Macabu para reinauguração do Educandário Rego Barros ou Centro Integrado da Criança e do Adolescente Portador de Deficiência, que é administrado pela Fundação para a Infância e Adolescência (FIA).

Orçado em pouco mais de R$ 3,1 milhões, foram feitas no local as reformas de seis prédios, entre eles, um grande pavilhão com quatro dormitórios, refeitório, cozinha, área de serviço, depósito, banheiros, administração e consultórios, e mais cinco casas lares, duas das quais construídas a partir da antiga carpintaria e uma, da alfaiataria, além de uma lavanderia.

Também foram realizadas adaptações, como rampas e corrimões de apoio, para acesso de cadeirantes e pessoas com algum tipo de limitação motora. Além das já citadas melhorias, uma nova iluminação foi instalada, alguns trechos urbanizados, canteiros, bancos, uma cisterna, um castelo d'água e uma cobertura ligando os prédios foram construídos.

O abrigo atende atualmente a 89 homens com deficiências psíquicas, motoras, e sensoriais. Maiores de idade, eles ingressaram na unidade quando ainda eram crianças e adolescentes. A perda do vínculo com suas famílias fez com que eles permanecessem no local. O corpo de funcionários é composto por 24 profissionais, entre técnicos e auxiliares de enfermagem. A unidade localiza-se na estrada de São Domingos, na localidade que ficou conhecida como Feem justamente pela a instalação do educandário sob responsabilidade da então Fundação Estadual de Educação do Menos (FEEM), hoje FIA.

Em discurso, o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, disse: "Este equipamento da FIA tem mais de 40 anos de existência e ele tinha deixado de cumprir a sua missão de prestar assistência a pessoas com deficiência que haviam perdido os vínculos com a família. Esse investimento, que estamos fazendo, é, na verdade, nas pessoas. Conceição ganha um equipamento de elevada qualidade e com bom atendimento.”.

Pezão também lembrou das condições em que se encontrava o educandário. "O que nos move e que nos deixa emocionados é ver como o espaço está hoje. A situação era precária. Os prédios estavam deteriorados. Quando o poder público quer, ele faz", discursou.

O local foi alvo de uma matéria exibida pela TV Globo do Rio de Janeiro mostrando a precariedade e riscos que ofereciam aos que necessitam de ali estarem. As condições desumanas chamaram a atenção e além de devolver a dignidade a essas pessoas, a obra eleva a altoestima tanto de quem vive como de quem trabalha. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Conceição de Macabu

Posted by Aldir Junior de Sales Gomes on 9/24/2011 04:26:00 PM. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0
 

2010 BlogNews Magazine. All Rights Reserved. - Designed by SimplexDesign