Tour do Rio: Rio das Ostras - Rio de Janeiro (5ª etapa)


A segunda edição da maior prova ciclística da América Latina, o Tour do Rio 2011, chega a seu último dia com uma etapa plana de 182 km entre Rio das Ostras e a Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.

Quatro metas volante foram distribuídas pelo percurso, nos km 32,1; 69,2; 115,7; e 139,6, além da chega, distribuindo muitos pontos verdes para por fogo na disputa.


A primeira fuga saiu com três atletas, Walter Ribeiro Jr. (Padaria Real-Caloi-Céu Azul), Breno Sidoti (Funvic/Pindamonhangaba) e Mirko Tedeschi (Petroli Firenze). O grupo recebeu os atletas Magno Nazaret (Funvic/Pindamonhangaba) e Eric Schildge (Jamis Sutter) pouco depois, para se juntarem.

Misturado o objetivo dos pontos verdes e da vitória na etapa, a fuga acelerou e começou a abrir uma grande vantagem que chegou a ser de mais 5'00''. Para completar o grande Tour do Rio, a Funvic/Pindamonhangaba tinha dois atletas na ponta da prova, dentre eles Magno Nazaret, vencedor do 4º estágio entre Teresópolis e Rio das Ostras, que ia a busca dos pontos das metas volante.

Os colombianos da EPM-UNE assumiu a cabeça do pelotão colocando um ritmo forte, tendo o auxilio da equipe DataRo/Foz do Iguaçu, interessada nos pontos da America Tour, do qual é líder, porém com a Funvic/Pindamonhangaba se aproximando. Com a força do grupo principal a diferença dos escapados caiu bastante e alguns ciclistas do próprio pelotão não conseguiram seguir no mesmo passo e sobraram.

No decorrer da prova, tanto a fuga quanto o pelotão estabilizaram um ritmo e a diferença entre os grupos acabou ficando por volta dos 3'00''.

Na parte final, a vantagem dos desgarrados caiu um pouco mais, mas a vitória acabou sendo decidida no sprint dos cinco atletas da frente e o americano Eric Schildge (Jamis Sutter), que pode fazer a festa na Quinta da Boa Vista, na capital do estado. Breno Sidoti (Funvic/Pindamonhangaba) e Mirko Tedeschi (Petroli Firenze) passaram na sequência.

Eric Schildge comemora vitória na última etapa do Tour do Rio. Foto: Divulgação/Tour do Rio
Juan Suarez (EPM-UNE) chegou junto com o pelotão e confirmou o título do Tour do Rio 2011. Suarez mostrou a força da equipe colombiana, com os quatro primeiros lugares no geral.

O brasileiro Magno Nazaret (Funvic/Pindamonhangaba) foi terceiro na primeira meta volante do dia, ganhou as demais três e foi quinto na etapa. Nazaret somou 29 pontos no total e superou o argentino Edgardo Simon (Padaria Real-Caloi-Céu Azul) e ficou com a camisa verde, de líder por pontos.

A disputa pela camisa branca de bolinhas já havia sido encerrada na 4ª etapa, já que no último estágio não houve metas de montanha. E o título de "rei das montanhas" ficou com o companheiro de Nazaret, Antônio Nascimento, o "tonho".



 

por Aldir Junior (@aldirjunior)
fonte: Prologo

Posted by Aldir Junior de Sales Gomes on 7/31/2011 09:53:00 PM. Filed under , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0
 

2010 BlogNews Magazine. All Rights Reserved. - Designed by SimplexDesign