Rios começam a abaixar no Noroeste, mas chuvas em MG deixa Defesa Civil em alerta

Cheia do rio Muriaé em Cardoso Moreira. Foto: Ururau
Esta quinta-feira (05) algumas cidades atingidas pelas cheias dos rios Muriaé e Pomba registraram que o nível das águas abaixou, porém, com as chuvas que atingiram novamente a Zona da Mata Mineira, aonde nascem os rios citados, podem voltar a fazer a água subir novamente.

LAJE DO MURIAÉ

Segundo medição de 12h45 no site do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o rio Muriaé apresenta 73 cm acima do nível de transbordo, que é de 7,04m. Nas últimas 24 horas as águas abaixaram 1,72m.

SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Segundo o Inea, a situação em Santo Antônio de Pádua melhorou. O rio Pomba chegou a marcar 4,74m ao meio dia, 10 cm abaixo do nível de transbordo e 1,94m a menos do que no mesmo horário na quarta-feira. Porém, a partir das 12h15 o nível do rio voltou a subir deve transbordar nas próximas horas.

ITAPERUNA

Em Itaperuna o rio Muriaé apresentava a marca de 6,05m às 14hs15, 39cm abaixo do mesmo horário ontem. As ruas do centro continuam alagadas, as entradas da cidade e a Avenida Cardoso Moreira estão interditadas.

ITALVA

O Muriaé continua sem muitas alterações na cidade estando em 6,97m, apenas 14cm a menos do que às 14hs15 desta quarta e está 1,41m acima do nível de transbordamento.

CARDOSO MOREIRA

Ao contrário do que os municípios da região, em Cardoso Moreira o rio Muriaé apresentou uma elevação de aproximadamente 10 cm da tarde desta quarta-feira até a madrugada de quinta-feira, mas a partir da manhã começou a abaixar. Na medição das 14hs30 o nível era de 10,45m, apenas 1cm a mais do que o mesmo horário do dia anterior.

BOM JESUS DO ITABAPOANA

Bom Jesus do Itabapoana entrou em alerta máximo por causa do rio Itabapoana que subiu 1,45m. O técnico da Defesa Civil da cidade Alexandre Alcântara, explicou que o rio nasce em Minas Gerais, em apenas 24hs recebeu 160mm de chuva entre os dias 2 e 3, e que essa água demora cerca de 36 horas para chegar no município.
  • Acompanhe a nossa cobertura completa sobre as enchentes no norte e noroeste fluminense clicando aqui.
Fonte: Inea

Posted by Aldir Junior de Sales Gomes on 1/05/2012 02:52:00 PM. Filed under , , , , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0
 

2010 BlogNews Magazine. All Rights Reserved. - Designed by SimplexDesign