Conceição de Macabu completa 58 anos de emancipação

Postado por Aldir Junior de Sales Gomes - Campos dos Goytacazes/RJ

Fonte: Marcelo Abreu, Wikipédia.


Estou em Campos por causa dos estudos, mas não esqueço de minhas raízes, e nesse dia tão especial para a minha cidade deixo aqui minha sigela homenagem.

Conceição de Macabu, município de origem deste blog, cidade localizada no norte do estado do Rio de Janeiro, à 226km da capital, Rio de Janeiro. Município de 20.687 habitantes tm um PIB de R$ 111.943, faz divisa com os municípios de Campos dos Goytacazes, Macaé, Quissamã, Carapebus, Santa Maria Madalena e Trajano de Morais.




Terra de rica história e belezas, de uma pacata e simples cidade do interior, ainda guarda as raízes de seu povo simples e humilde, das belas cachoeiras que atraem centenas de visitantes, da terra morena e suada do calor escaldante de seu verão tropical, das suas histórias contadas no final da tarde na praça, da virgem Conceição, sua padroeira, do rio de águas calmas e barrenta que dá origem ao seu nome, enfim, terra de todos nós, terra dos macabuenses, terra do Brasil.






HISTÓRIA


Voltando ao tempo, originalmente habitada pelos índios Sacurus, pertecente a Capitania de São Tomé e doada em sesmaria aos Sete Capitães, que foram os primeiros homens brancos e colonizadores das terras que hoje pertecem a Conceição de Macabu. Logo em seguida, com o fracasso da sesmaria, as terras foram divididas e doadas aos padres Jesuítas. Os Jesuítas então formaram a Freguesia de Nossa Senhora das Neves e Santa Rita, assim explorando e desbravando o interior das matas do vale do rio Macabu para poderem catequisar os índios Sacurus.




Mais tarde, com as grandes fazendas dos senhores que plantavam café, a região se tornou um grande reduto de escravos trazidos da África para trabalharem nas fazendas. Hora ou outra os escravos se revoltavam e fugiam, favorecidos pelo relevo com serras cobertas por grande matas, os escravos por alí formaram grandes colônias, quilombos, como o Quilombo de Cruz Sena e o Quilombo de Carucango, esse último o maior quilombo do estado do Rio de Janeiro.




No século XIX, com portos fluviais e a estrada de ferro Macaé-Cantagalo, tendo um ramal da vindo de Conde de Araruama, em Quissamã, Conceição de Macabu torna-se uma importante rota de acesso a importantes cidades do interior, o que contribuiu para seu crescimento econômico e político, quando foi elevado a categoria de freguesia em 1855. Em meio a esse crescimento, em 1891 ocorre a primeira tentativa de emancipação, na época Conceição de Macabu era pertecente a Macaé. Nascia alí o município de Conceição de Macabu, tendo como segundo ditrito o Curato de Santa Catariana, o que não durou por muito tempo, em 1892 Conceição de Macabu voltou a pertencer à Macaé, dessa vez como distrito. Também foi nesse período que aconteceu o caso mais famoso de pena de morte no Brasil, que ficou conhecido como o último caso de pena de morte no Brasil, a Fera de Macabu.


Já no século XX, em 1907 ocorre mais um importante fato na nossa história, chega à Conceição de Macabu a primeira colônia de imigrantes japoneses do Brasil, liderados por Saburo Kumabe, um ano antes do Kosato Maru atracar no porto de Santos, que ficou conhecido como a chegada dos primeiros japoneses no Brasil. Cinco anos após a fundação, a colônia acabou fracassando por diversos motivos. Em 1913, projetado pelo engenheiro francês Victor René Sence, abre-se a Usina Conceição, que posteriormente ganhou o nome de seu fundador. A Usina foi a única produtora de Butila, Butanol e Acetona a partir da cana de açucar da América Latina. Em 1993, depois de más administrações a Usina Victor Sence fechou as portas.

E finalmente, no dia 15 de março de 1952, como 5° distrito de Macaé, Conceição de Macabu juntou-se ao 10° distrito do mesmo município, e pelo primeiro processo de emancipação política-administrativa do Brasil por plebiscito popular, sendo até hoje o único por unanimidade, foi criado o município de Conceição de Macabu, tendo como 2° distrito Macabuzinho.




Algumas outras curiosidades sobre Conceição de Macabu

  • Primeiro salto livre de para-quedas do estado do Rio de Janeiro.
  • O naturalista inglês, Charles Darwin, mentor da teoria da evolução das espécies, visitou o município durante sua estadia no Brasil, em 1832.
  • Foi capital do estado durante uma semana em 1967
  • Mais antigo abastecimento público de água em atividade no norte fluminense, Caixa D'água da Bocaina, em funcionamento desde 1877.

Alguns filhos ilustres de Conceição de Macabu:
  • Ângela Maria, cantora
  • Caco Baresi, ator
  • Eliezer Gomes, ator principal do filme "Assalto ao Trem Pagador", filme nacional de maior bilheteria da história.
  • Policarpo Ribeiro, lateral-direito do primeiro jogo do Brasil em Copas do Mundo.

Posted by Aldir Junior de Sales Gomes on 3/15/2010 10:21:00 AM. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0
 

2010 BlogNews Magazine. All Rights Reserved. - Designed by SimplexDesign