Conheça Mais: Batatal

BATATAL


De tempos em tempos estaremos postando aqui no Olhar Sobre Macabu o blog “História” trazendo alguma coisa relacionada, obviamente, a história de Conceição de Macabu. Teremos uma grande ajuda, autorizada, do livro “ABC de Macabu” do grande professor e historiador macabuense Marcelo Abreu Gomes, a quem quero deixar aqui minha imensa gratidão.

Para começar, vamos dar início a uma série de posts sobre os bairros e localidades que cercam o nosso município. Neste post um pouco sobre o Batatal, ou Fazenda Batatal.

O Batatal já foi uma Amorosa, ou seja, já foi o grande balneários de Conceição de Macabu, nos tempos em que a Usina Victor Sence era proprietária daquelas terras, e suas porteiras viviam abertas aos banhistas e pescadores. Em 1986, a circulação no Batatal ficou restrita, pois foi inaugurada a represa que deveria solucionar os problemas de abastecimentos de água em nossa cidade. Nos anos 1990, o golpe de misericórdia foi dado quando a Fazenda Batatal foi vendida a um certo estrangeiro chamado popularmente de “o peruano”, que restringiu o acesso ao balneário.

O nome Batatal é óbvio, referindo-se a experiências com plantio de batatas naquela fazenda. As batatas não serviam para consumo doméstico, mas para a produção de fermentos especiais, que integravam o processo de produção de alcooquímicos da Usina Victor Sense.

A fazenda é bem mais antiga do que parece, pois fez parte da Fazenda Juraci, que em 1913 foi adquirida por Victor Sence.

O Batatal fica no rio Macabuzinho, entre a RJ 182 e a Serra da Gaivota.



NO MICHAELIS:

Batatal: [De batata1+ –al1.]

S. m.

1. Quantidade mais ou menos considerável de batateiras dispostas proximamente entre si; batateiralBATATAL 2
CONHEÇA MAIS

Posted by Aldir Junior de Sales Gomes on 3/02/2012 04:29:00 PM. Filed under , , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0
 

Inscreva-se em nossa newsletter

2010 BlogNews Magazine. All Rights Reserved. - Designed by SimplexDesign