Incêndio destrói parte de reserva em Poço das Antas

Postado por Aldir Junior de Sales Gomes - Conceição de Macabu/RJ

Fonte: In360 e Folha da Manhã


Um incêndio que começou na noite da última quarta-feira (10), consome parte da reserva biológica de Poço das Antas, em Casimiro de Abreu. Aliado com a falta de chuva dos últimos dias, junto com o forte calor que faz em todo o estado do Rio de Janeiro, foram as causas do incêndio.

"O incêndio teve grandes proporções. Com a falta de chuva é mais fácil ocorrer a combustão espontânea, por isso o incêndio aconteceu. Talvez este foi o incêndio mais grave deste ano. Acredito que em 2010 , os casos de incêndio em mata será maior do que o ano passado", disse o Tenente Basto, do Corpo de Bombeiros de Macaé.

Seis viaturas do Corpo de Bombeiros e um helicóptero de combate a incêndio estão sendo usados no local para tentar acabar com o fogo, inclusive do grupamento do Corpo de Bombeiros de Macaé.

A Reserva Biológica de Poço das Antas, que fica situada entre os municípios de Casimiro de Abreu e Silva Jardim, e é um dos poucos locais no Brasil que se encontra o mico leão dourado, animal ameaçado de extinção. Existem cerca de 200 micos na reserva, que já sofreu com incêndios em outros anos. Em agosto de 2008 um incêndio de grandes proporções devastou uma área equivalente a 10 campos de futebol.

Há duas semanas um incêndio devastou pelo menos 25 hectares de mata atlântica nativa no Parque Estadual do Desengano, em Campos. A suspeita seja que raios tenham provocado o incêndio, já que o local é muito difícil acesso e não existe pessoas que moram próximo ao local do incêndio, que aconteceu no alto da Pedra do Desengano.

Posted by Aldir Junior de Sales Gomes on 2/11/2010 06:34:00 PM. Filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0
 

Inscreva-se em nossa newsletter

2010 BlogNews Magazine. All Rights Reserved. - Designed by SimplexDesign