Parabéns, Macabu! E muito juízo

Vista panorâmica de Conceição de Macabu. Foto: Aldir Junior/Olhar Sobre Macabu
Uma pequena cidade de 21.211 habitantes entre Campos dos Goytacazes e Macaé, no norte do Estado do Rio de Janeiro. Parece o início de um texto sobre uma cidadezinha do interior fluminense, mas não é. Não é porque esta é a cidade aonde eu nasci e moro, e acho que não deveria se tratada como apenas uma cidadezinha do interior por aqueles que cá residem.

Uma história não se constroi do dia para a noite, e nós temos muito o que contar aos outro municípios. Cada lugar, cada cantinho do Brasil possui sua particularidade e esse nosso pedacinho de terra de 317 km² tem um baú de tesouros enterrado que precisa de 21.211 chaves para ser aberto.

Estamos muito longe de valorizar nossa história como deveriamos, embora alguns bravos guerreiros como o professor Marcelo Abreu ainda tente. Se conformar com o que temos é fácil, mas sair de nossa zona de conforto para batalhar por uma valorização do que já temos e construir um futuro ainda melhor é para poucos. "Teu passado é um retalho, que exalta pela lembrança; Teu presente é o trabalho e o futuro, nossa esperança", já dizia o imortal Godofredo Guimarães Tavares na letra de nosso hino.

Esta não é mais uma cidade porque esta é a nossa cidade, o nosso lugar. Não estou dizendo que devemos nos agarrar a essa terra e daqui nunca mais sair, até porque para quem busca uma ascensão na vida o melhor não está por aqui, infelizmente. Eu mesmo estudo fora, mas não deixo de amar essa cidade. Atenção, amar a cidade é muito diferente do que "amar" quem comanda a cidade.

Os problemas estão aí para serem resolvidos, e a crítica, embora alguns não entendam, pode ser a melhor declaração de amor a uma cidade.

Conceição de Macabu está entrando na dita melhor idade e muitas coisas me entristecem por aqui, mas não posso deixar de fazer meu agradecimento a minha terra natal por tudo que aprendi e aprendo por aqui.

Para finalizar, quero deixar meus parabéns ao povo desta cidade que construiu, mantém e continua construindo uma história linda, embora poucos a valorizem, e desejar muito juízo a Macabu, mesmo com tanta experiência de vida.

Posted by Aldir Junior de Sales Gomes on 3/15/2012 04:35:00 PM. Filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0
 

2010 BlogNews Magazine. All Rights Reserved. - Designed by SimplexDesign