Conceição de Macabu comemora 59 anos de emancipação política-administrativa

 

59 ANOS

Em 15 de março de 1952 surgia uma nova cidade no estado do Rio de Janeiro, o então 5º distrito de Macaé, Conceição de Macabu, uniu-se ao 10º, Macabuzinho, e de forma inédita no país, um município se emancipava por meio de plebiscito popular, e até hoje, o único por unanimidade. Com os portos fluviais, a estrada Macaé-Cantagalo e  o ramal ferroviário da estrada de ferro que vinha de Conde de Araruama, em Quissamã, contribuíram para o crescimento no século XIX e em 1891 houve uma tentativa de emancipação do então distrito macaense de Macabu, juntamente com o Curato de Santa Catarina (que viria a ser o seu 2º distrito) durou por um um ano, em 1892 Macaé retoma o controle político-administrativo sobre o recém criado município, que volta a se tornar distrito.

 

Para se falar de Conceição de Macabu deve-se remeter ao passado, na origem da colonização da região e das terras que hoje pertencem a Conceição de Macabu, que se faz presente até os dias atuais em nossa cidade, inclusive no nome. Conceição, pela padroeira, trazida pelos jesuítas; e Macabu, que vem do rio Macabu, que por sua vez tem esse nome por causa da palmeira Macaubeira, abundante na região na época. Terra dos índios Sacurus, Coroados e Goitacás, que assim como em quase todo o Brasil, foram exterminados.

 

A terra de Ângela Maria, Eliezer Gomes, Demerval Barbosa Moreira e tantos outros filhos ilustres que permanecem anônimos e fazem dessa terra, uma terra diferente, de gente brava e trabalhadora que faz de Conceição de Macabu a cidade simpatia, faz de Conceição de Macabu o que é, e constrói seu futuro. É terra de problemas, sim, mas é uma terra diferente. Como diria um amigo meu: Só quem é macabuense sabe o que é ser macabuense, só quem é…

 

Parabéns, Conceição de Macabu.

 

Por Aldir Junior (@aldirjunior)

Posted by Aldir Junior de Sales Gomes on 3/15/2011 08:13:00 PM. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0
 

2010 BlogNews Magazine. All Rights Reserved. - Designed by SimplexDesign