Preso ex-prefeito de Cambuci suspeito de desvio de verbas federais

Postado por Aldir Junior de Sales Gomes - Conceição de Macabu/RJ

Fonte: Folha da Manhã, com informações de In360



Prefeitura de Cambuci. Crédito: Reprodução, Inter TV


O ex-prefeito de Cambuci, Willian Cardoso Portes, foi preso nesta quinta-feira (11) suspeito de desviar verba do programa do Governo Federal "Brasil Alfabetizado" na gestão anterios, aonde Portes foi o prefeito da cidade.

Segundo a investigação, Portes teria recebido R$ 120 mil do projeto faltando 20 dias para o término de seu mandato, referente a compra de materiais escolares e para gênero alimentícios. O então prefeito sem tempo hábil para abrir um processo de licitação teria armado um esquema que apresentavam notas frias inferiores à R$ 8 mil para a compra dos produtos, o que dispensaria o processo de licitação.

Além do ex-prefeito, Willian Cardoso Portes, foram presos também a funcionária da prefeitura, Dilmar Magalhães, o motorista Manoel Carlos Pereira Gomes, além de dois comerciantes suspeitos de emitirem as notas frias, são eles, Agnaldo Alves Mota, de São Fidélis, e Roberto Carlos Barcelos, de Cambuci.

A atual administração da prefeitura de Cambuci, de Osvaldo Botelho, não recebeu o material que teria sido comprado pelo ex-prefeito e questinou a veracidade das notas, foi quando a atual vereadora, Edilce Faria, denunciou o caso ao Ministério Público, o que deu origem as investigações que culminaram com a prisão dos envolvidos.

Todos os cinco envolvidos foram indiciados por formação de quadrilha, realização de compras sem licitação e peculato (uso do cargo público em benefício próprio). Portes, que também trabalha como médico legista e funcionário da Polícia Civil, será encaminhado para o presídio de segurança máxima de Bangu, Dilmar será encaminhada para a casa de custódia feminina de Campos, e os comerciantes serão levados para a casa de custódia de Itaperuna.

Posted by Aldir Junior de Sales Gomes on 2/12/2010 12:45:00 PM. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0
 

2010 BlogNews Magazine. All Rights Reserved. - Designed by SimplexDesign