Até fim do ano Quissamã inaugurará aterro sanitário ecológico.

Postado por Aldir Junior de Sales Gomes - Conceição de Macabu/RJ

Fonte: Agência Brasil


Deve ser inaugurado até o fim desse ano em Quissamã, no norte fluminense, um aterro sanitário para destinação final do lixo produzido pela população de Quissamã, além dos municípios de carapebus, Conceição de Macabu e São João da Barra.
A iniciativa faz parte do projeto Lixão Zero, da Secretaria Estadual do Ambiente, que foca na extinção dos lixões em todo o estado do Rio de Janeiro substituindo-os por aterros sanitários, considerados mais adequados para tratar dos resíduos sólidos.
50 toneladas de lixo são produzidos diariamente por Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu e São João da Barra, segundo o secretário de Meio Ambiente de Quissamã, José Ricardo Pedruzzi, e esses resíduos são depositados em lixões particulares. Com a inauguração do aterro sanitário a expectativa é de uma economia para os cofres públicos de cerca de 75% do valor atual, R$ 80,00 por tonelada, além de garantir uma destinação mais adequada aos resíduos.
Pedruzzi ainda salientou que o projeto prevê tratamento especial de todos os elementos descartados. O material sólido será despejado sobre uma camada impermiabilizante de argila, o chorume, que é o resíduo líquido, será canalizado para uma lagoa de contenção, após a decantação parte desse material poderá voltar a natureza e os elementos orgânicos não poluentes serão processados e transformados em adubo orgânico.
Além disso, após um prazo de 2 anos de funcionamento, o gás metano produzido pelo lixo será canalizado para uma usina termoelétrica que alimentará a Zona Especial de Negócios de Quissamã.

Posted by Aldir Junior de Sales Gomes on 6/24/2009 01:27:00 PM. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0
 

2010 BlogNews Magazine. All Rights Reserved. - Designed by SimplexDesign