Olhar dos macabuenses.

Postado por Aldir Júnior de Sales Gomes - Conceição de Macabu/RJ

Como o blog se chama "Olhar Sobre Macabu", eu lanço hoje uma série de entrevistas com as pessoas que fazem essa cidade, pessoas comuns do dia a dia como eu e você, é o "Olhar dos Macabuenses". Irei apresentar um "choque" de gerações. Fiz as mesmas perguntas para jovens, pessoas de meia idade e idosos, homens e mulheres para poder comparar o modo de pensar dos macabuenses. Então vamos lá:

Eduardo Sancao - 79 anos.

OSM - A quanto tempo o senhor reside em Conceição de Macabu?

ES - Eu nasci aqui, meu filho. Eu nasci aqui há 79 anos.


OSM - O senhor trocaria Conceição de Macabu por outra cidade?
ES - Nada, nada! Nem "pra" ficar rico. Eu adoro isso aqui!

OSM - O que o senhor espera ver de melhor em Conceição de Macabu?

ES - Eu tenho fé porque já melhorou bem dos outros anos atrás, porque aqui melhorou bastante. A violência cresceu, mas tenho fé que isso aqui vai melhorar muito, se Deus quiser.


OSM - Quais são os prós e os contras de se morar em Conceição de Macabu?

ES - Os prós "é" as amizades que temos aqui, nós ficamos, como estamos aqui, na praça batendo um papo, não "tamo" com medo de nada e o ruim aqui que eu acho primeiro é a violência, né? Que a violência realmente na periferia "tá" meio "sem vergonha", de vez em quando tem uns casinhos meio tristes aí, mas não tem nada não. E outra coisa que nós ficamos tristes que a nossa saúde "tá" um pouco debilitada, né? Precisava de uma saúde melhor aqui, o hospital nosso "tá" meio ruim.


OSM - O senhor é aposentado de que?

ES - Eu era pecuarista.


Depois da entrevista encerrada seu Eduardo comenta: "Haja visto que nosso lugar aqui é tão bom que nessas chuvas todas "bravas" que houve por aí, todas as cidades pequenas vizinhas nossas aí teve prejudicada, até hoje. Até os carnavais por aí a fora pararam, não houve carnaval porque não teve condições e nós não sofremos nada, graças a Deus. Estamos empezinhas como nós éramos, isso já é uma grande coisa "pra" nós e que Deus está olhando para nós".


A segunda entrevista foi com Adalberto Leal Martins de 55 anos e que trabalhou em rádio por 30 anos.

OSM - O senhor é nascido em Conceição de Macabu?
ALM - Sim, nascido e criado aqui.

OSM - Quais são os prós e os contras de se morar em Conceição de Macabu?
ALM - Repetindo a mesma palavra do nosso amigo Eduzinho, a melhor coisa no momento que agente pode dizer é a amizade, né? Esse lance "de agente" estar reunido aqui na cidade, batendo um papo sadio com as pessoas que nós queremos bem e que quer bem agente, né?

OSM - O que senhor espera ver melhor aqui em Conceição de Macabu?
ALM - Olha, "pra" ser sincero no momento uma coisa que eu sempre debati aqui é o problema de nossos governantes que eles praticamente eles só pensam em si. Não vou dizer todos não, mas a maioria sim e isso deixa muito a desejar e a comunidade macabuense perde muito com isso.

OSM - O que o senhor gosta mais em Conceição de Macabu?
ALM - Os amigos que são meus amigos, o bairro aonde eu nasci e vivo até hoje, que é o bairro da Bocaina, lá eu eduquei 3 filhos, tenho 5 netos, entendeu? E acho que pra sair de lá só mesmo depois da morte.

OSM - Então o senhor já respondeu a outra pergunta aqui: Pretende morar até quando em Conceição de Macabu?
ALM - Ah, daqui só mesmo depois de morrer.


O nosso próximo entrevistado é José Eduardo Tavares Machado de 14 anos.

OSM - A quanto tempo reside em Conceição de Macabu?
JE - Desde que eu nasci, há 14 anos.

OSM - Quais são os prós e os contras de se morar em Conceição de Macabu?
JE - Os prós: um povo muito simpático, que cuida bem de sua cidade e os contras são o saneamento básico, entre outras coisas, que a prefeitura relaxa muito nesses casos, nessas coisas.

OSM - O que você mais gosta em Conceição de Macabu?
JE - (risos maliciosos)
OSM - na cidade...
JE - O que eu mais gosto aqui em macabu é a praça que é o cartão de visitas.

OSM - Pretende morar em Conceição de Macabu até quando?
JE - Bem, eu pretendo me formar fora de Macabu e criar a minha vida fora de Macabu, "pra" ser sincero a você.


Como vocês perceberam, há uma grande diferença de idéias e pensamentos entre os mais velhos e os mais jovens, e é assim que é feita uma cidade. Em breve as entrevistas com as mulheres.

Posted by Aldir Junior de Sales Gomes on 3/13/2009 08:42:00 AM. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0
 

2010 BlogNews Magazine. All Rights Reserved. - Designed by SimplexDesign