Conheça nossa cidade. Semana 2 - Estação Ferroviária de Conceição de Macabu.

Postado por Aldir Júnior de Sales Gomes - Conceição de Macabu/RJ
Fonte: Entrevista de Marcelo Abreu ao site "Estações Ferroviárias".


A Estação Ferroviária de Conceição de Macabu foi inaugurada em 23/01/1879, mas em 1878 já havia sido terminadas as obras, pois havia um grande efetivo de escravos cedidos, o terreno era bem plano, a existência de estradas, portos fluviais e a estrada de ferro em vários trechos ter sido construído sobre o leito de outra estrada.
Ao término das obras, em 1878, ela ficava na frente da onde é situada a atual e era de madeira em 1891 ela foi trocada de lugar, para aonde ela está até hoje, e as estruturas agora era de tijolos portugueses, mas foram conservados o telhado francês, as portas e janelas de pinho-de-riga e as estruturas de ferro inglesas e escocesas.
Até pelo menos 1990, ano da última safra de cana colhida pela Usina Victor Sence, o trem cargueiro ainda passou pela estação de Conceição de Macabu. Não muito tempo dedpois, isso também acabou e os trilhos foram retirados.

Posted by Aldir Junior de Sales Gomes on 3/08/2009 09:43:00 AM. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0
 

2010 BlogNews Magazine. All Rights Reserved. - Designed by SimplexDesign