Desfile de 7 de setembro em Conceição de Macabu atrai muitas pessoas a avenida Victor Sense



Desfile de 7 de setembro em Conceição de Macabu. Foto: Aldir Junior/Olhar Sobre Macabu
Tradicionalmente o dia 7 de setembro preenche com diversas cores, principalmente o verde e amarelo de nossa bandeira, as ruas das cidades em todo o país com o desfile cívico pela Independência do Brasil. Dos maiores aos pequenos municípios, aonde esse ato se torna ainda mais especial. Aonde as pessoas deixam suas casas para ver seus filhos, sobrinhos, netos desfilarem, tocarem nas bandas marciais, se reunir com os amigos.

HISTÓRIA

Apesar de histórias controversas, dizem os livros de história que as cortes portuguesas exigiram a volta do rei D. João VI para Portugal, em abril de 1821 e o Brasil ficou sob regência de D. Pedro, herdeiro do trono português.

A burguesia do país colonizador queria também que o pacto colonial fosse restabelecido e a volta de Pedro a Europa. Um manifesto com 8 mil assinaturas foi entregue ao príncipe de Portugal para que desobedecesse às determinações de seu país de origem. Em 9 de janeiro de 1822 D. Pedro decidiu pela permanência, no dia que ficou conhecido como "Dia do Fico".

O rompimento com Portugal se mostrou mais intenso quando D. Pedro organizou um novo ministério formado por brasileiros, expulsando os portugueses leais às cortes. Em maio de 1822 o ministério formado determinou que as ordens portuguesas só iriam ser cumpridas com consentimento do príncipe regente, que no mês seguinte convocou uma Assembléia Constituinte.

No mês de agosto Lisboa mandou ordens para o regresso imediato do filho de D. João VI, sob ameaça do envio de tropas ao Brasil. Em setembro, um mensageiro encontrou D. Pedro às margens do riacho Ipiranga, em visita à São Paulo, para lhe mostrar a carta com as exigências portuguesas. Sendo assim, o herdeiro do trono dos colonizadores declarou a independência brasileira com o famoso grito de "independência ou morte", e em dezembro foi coroado imperador do Brasil com o título de D. Pedro I.

Alguns contestam a história apresentando indícios de que o primeiro imperador brasileiro estava em um burro, às margens do rio Ipiranga mal vestido e com uma gastrenterite aguda, mas essa já é outra história.

CONCEIÇÃO DE MACABU

Em Conceição de Macabu os tradicionais festejos também aconteceram e levaram muitas pessoas para acompanhar os desfiles cívicos na Avenida Victor Sense. Veja algumas fotos:



por Aldir Junior (@aldirjunior)
história: livro "Os Maiores Acontecimentos da História do Brasil"
todas as fotos foram retratadas por Aldir Junior para o site Olhar Sobre Macabu e possuem direitos autorais

Posted by Aldir Junior de Sales Gomes on 9/07/2011 03:01:00 PM. Filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0
 

2010 BlogNews Magazine. All Rights Reserved. - Designed by SimplexDesign