Apagão afeta dezoito estados brasileiros e o Paraguai, causas são desconhecidas

Copacabana, no Rio de Janeiro ficou as escuras. Crédito: G1/AP


Postado por Aldir Junior de Sales Gomes - Conceição de Macabu/RJ

Fonte: G1, BBC, O Globo, IG, Itaipu, Furnas


Por volta das 22:15 desta terça-feira (10/11), um apagão afetou principalmente os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, que apresentaram o desligamento de energia elétrica em todos os municípios.
Além desses estados, os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina, Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia, Bahia, Sergipe, Paraíba, Alagoas, além do Paraguai tiveram s fornecimentos de energia elétrica parcialmente atingidas.
Segundo o site de Itaipu a causa do blecaute não foi na Usina e que "a hipótese mais provável é de que tenha havido algum acidente em um ou mais pontos do sistema de tranmissão, inclusive o de Furnas, responsável por levar a energia de Itaipu para o Sul e Sudeste, acidente este que provocou outros, fenômeno que se costuma chamar de efeito dominó". O que foi reafirmado pelo presidente de de Itaipu, Jorge Samek.
Ainda segundo o site da usina, "Itaipu estava com suas máquinas ligadas, girando no vazio, porém, sem possibilidade de transmitir energia, pois as linhas de transmissão que conectam Itaipu ao sistema brasileiro estavam desligadas".
O apagão foi provocado pelo desligamento de três linhas de transmissão de energia, duas delas ligam Ivaiporã, na região central do Paraná, a Itaberá, no sul de São Paulo, e a outra liga Itaberá a Tijuco Preto, também em São Paulo, segundo informou o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann.
Ainda segundo Zimmermann, os desligamentos nas três linhas de transmissão foram causados por condições metereológicas adversas, mas segundo o Instituto Nacional de Metereologia (INMET), o céu teria ficado carregado no oeste do Paraná, aonde se localiza Itaipu, apenas durante a tarde, mas não chegou a chover durante a noite.
Segundo Itaipu, em quinze minutos após o blecaute, a energia já havia sido reestabelecida para o Paraguai e aos poucos a energia foi reestabelecida em todo o país. Por volta das 6h40, 18 das 20 unidades geradoras já produziam energia e o sistema foi totalmente reestabelecido.

Posted by Aldir Junior de Sales Gomes on 11/11/2009 02:11:00 PM. Filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0
 

2010 BlogNews Magazine. All Rights Reserved. - Designed by SimplexDesign