Conheça as belezas de nossa cidade. Semana 1 - Igreja Matriz.

Postado por Aldir Júnior de Sales Gomes - Conceição de Macabu/RJ
Fonte: Férias Tur

A partir de hoje toda semana o blog "Olhar Sobre Macabu" irá postar uma imagem de um lugar conhecido, bonito ou simplesmente do cotidiano de nossa cidade. Quem quiser sugerir fotos e até mandar pode também participar.

A imagem dessa semana é da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.
Situada no centro da cidade em frente a Praça José Bonifácio Tassara. A data de fundação da paróquia, de acordo com a Lei Provincial em vigor na época, é de 1855. Neste mesmo ano foram realizados à 29 de agosto, os primeiros batizados: de uma criança negra, filho de escravos, juntamente com uma criança branca. Todo o conjunto arquitetônico passou por uma reforma quando Frei Valério Kirsch exercia a ortodoxia cristã, no período de 1956 a 1962. Nome de grande representatividade em Conceição de Macabu, Frei Valério, dedicou-se fervorosamente a reforma da Matriz. A Igreja Matriz representa para o povo macabuense, não só a presença do culto católico, como também a assistência social oferecida pelo Centro Social e Catequético. Possuindo uma arquitetura típica do período colonial, a Matriz apresenta no seu interior grande simplicidade, a começar pelo piso em cerâmica antiga. Quatorze quadros, em gesso, representando a Via Sacra adornam as paredes juntamente com oito vitrais em forma de cruz latina. Ao fundo da nave, se destacando sobre o altar-mor de mármore branco, está a imagem da padroeira com altura aproximada de 1,10 m. Sua beleza está exaltada pela perfeição da escultura em gesso. Obedecendo a mesma simplicidade interna, o frontispício caracteriza-se por um campanário com dois sinos e três vitrais formando cruzes latinas nas cores coral, azul e verde. A porta é em madeira, ladeada por duas luminárias. Acima desta, quatro azulejos dispostos em losango formam a imagem da Santa, pintada a óleo. Compõe-se o conjunto arquitetônico da capela do Santíssimo, à esquerda, e do nicho de Nossa Senhora de Fátima ornamentado de folhagens, à direita. Frei Valério é lembrado honrosamente em placa de mármore branco que traz a inscrição do período da reforma do atrativo.



Posted by Aldir Junior de Sales Gomes on 3/01/2009 09:35:00 AM. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0
 

2010 BlogNews Magazine. All Rights Reserved. - Designed by SimplexDesign