Conceição de Macabu comemora 60 anos de emancipação política administrativa
Postado por Aldir Junior de Sales Gomes
conceição de macabu,
Destaque,
Notas
3/15/2012 03:52:00 PM
 |
Desfile cívico pelos 60 anos de emancipação de Conceição de Macabu. Foto: Aldir Junior/Olhar Sobre Macabu |
Conceição de Macabu comemorou nesta quinta-feira (15) seu 60º aniversário de emancipação política administrativa de Macaé. A data foi comemorada com o hasteamento da Bandeira e seguiu com o tradicional desfile cívico na Avenida Victor Sence com escolas, bandas e projetos da cidade, além da presença da Banda Musical Trajano de Moraes.
Apesar do calor intenso, a população compareceu em grande número para prestigiar o evento. No decorrer do dia houve o corte do bolo de aniversário e a inauguração da captação de água proveniente da Amorosa e durante a noite haverá futebol com os veteranos no Estádio Aristo da Silva Ribeiro (Rio Branco), apresentação de Grupos das Igrejas e show Gospel.
Veja também:
HISTÓRIA
Em 1619 as terras que hoje pertencem ao município de Conceição de Macabu, em sesmarias, foram doadas aos sete capitães Miguel Aires Maldonado, Miguel da Silva Riscado, Antônio Pinto Pereira, João de Castilho, Gonçalo Correia de Sá, Manuel Correia e Duarte Correia, que promoveram a colonização do território compreendido entre os rios Itabapoana (Managé) e Macaé (Miqué).
No dia 01 de maio de 1891 o então distrito macaense de Macabu conseguiu sua primeira emancipação, tendo como segundo distrito Santa Catarina, atual Curato de Santa Catarina. O decreto baixado pelo então governador Francisco Portela durou até 29 de abril de 1892, quando o desafeto Baltasar da Silveira destituiu todos os decretos de Portela, fazendo Macabu voltar a pertencer a Macaé.
A emancipação definitiva só foi ocorrer em 15 de março de 1952 sendo realizado por plebiscito popular, pela primeira vez na história do Brasil, e de forma unânime, algo inédito até os dias atuais.
Mais fotos sobre o evento em breve
com informações do IBGE