Rio Paraíba do Sul continua subindo e ponte é interditada
Campos dos Goytacazes, Chuvas Noroeste, Destaque, Notas 1/04/2012 04:20:00 PM
Rio Paraíba do Sul continua subindo em Campos. Foto: Ururau |
Em Campos, o rio Paraíba do Sul continua aumentando seu nível. Segundo a Defesa Civil é esperado que chegue a marca dos 11 metros caso continue a subir. Ao chegar neste nível as águas do rio voltará pelos bueiros da parte central cidade e próximo ao Fórum.
A Ponte João Barcelos Martins (Ponte de Ferro), que normalmente dá passagem apenas para motos e bicicletas, foi interditada por causa do risco de desabamento.
Henrique Oliveira, comandante da Defesa Civil de Campos, informou que caminhões com sacos de areia estão a disposição para o caso do rio continuar subindo, ser utilizados nos bueiros para tentar minimizar os danos. Ainda segundo o comandante, aumento de nível na proporção atual, o Paraíba poderá atingir seu volume recorde de 11,64m atingido na enchente de 2007.
Rosinha Garotinho, prefeita da cidade, disse que a maior preocupação no momento são as águas do rio Muriaé, afluente do Paraíba do Sul. "Ainda tem muita água para descer do rio Muriaé e isso é o que nos preocupa. Tem alguma coisa também do rio Pomba, mas pouco. A nossa sorte é que não teve volume na cabeceira do rio Paraíba e água vindo de São Paulo, pois caso contrário, hoje estaríamos com a cidade com muitos pontos de alagamento", declarou.
LEIA TAMBÉM:
- Rio Grande invade distrito de Colônia, em São Fidélis; Cambuci tem 20 desalojados
- Carangola transborda e deixa cerca de 17 mil desalojados ou desabrigados em Santo Antônio de Pádua
- Rio Paraíba do Sul sobe, surpreende Defesa Civil, deixa 17 famílias desabrigadas e pode chegar até 11 metros em Campos
- Em Cardoso Moreira transbordo do rio Muriaé deixa 140 pessoas desalojadas e 50 desabrigadas
- Rio Muriaé transborda em Italva e deixa pelo menos 250 desalojados e 10 desabrigados
- Laje do Muriaé registra pelo menos 2 mil desabrigados e 500 desalojados; Itaperuna também possui pontos de alagamentos
- Chuvas deixam 300 desabrigados em Nova Friburgo
Infiltrações no dique. Foto: Ururau |
Na localidade de Matadouro, no bairro da Lapa, a Defesa Civil iniciou a remoção dos moradores. Existem vários pontos de infiltração dos diques de contenção do rio Paraíba do Sul.
Segundo o major Édson Pessanha, comandante adjunto da Defesa Civil, existem mais de mil infiltrações em toda a cidade que permitem o vazamento da água.
"Existem mais de mil infiltrações em Campos, além aqui do Matadouro, temos no Centro, próximo ao Fórum e na Avenida 15 de novembro. Este é um problema antigo e precisamos de uma reformulação em todo o dique do rio Paraíba do Sul, vamos procurar o Instituto do Ambiente e a Agência Nacional das Águas para rever isto.", comentou.
- Acompanhe a nossa cobertura completa sobre as enchentes no norte e noroeste fluminense clicando aqui.
Fonte: Ururau
Posted by Aldir Junior de Sales Gomes
on 1/04/2012 04:20:00 PM.
Filed under
Campos dos Goytacazes,
Chuvas Noroeste,
Destaque,
Notas
.
You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0