A cidade


Conceição de Macabu é um município brasileiro localizado entre a serra e o mar na região norte do estado do Rio de Janeiro. Um terço de seu território é constituído de serras de altitudes que oscilam de 300 a 989 metros; os outros dois terços alternam-se entre planícies aluviais, com altitudes mínimas de até 4 metros, e morros e morrotes, de 100 a 300 metros.

Conceição deriva de Nossa Senhora da Conceição, cuja nomenclatura original era Nossa Senhora da Conceição do Rio Macabu. Essa nomenclatura surgiu oficialmente em 6 de outubro de 1855, quando Conceição de Macabu foi elevado a categoria de freguesia, com o nome de freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Macabu.

Macabu tem origem controversa, podendo ser a corruptela da palavra indígena mak'a'bium, que designava uma palmeira de frutos doces, hoje conhecida como macaubeira; ou, como é mais provável, devido a suas fontes documentais, ter sido um apelido que os Sete Capitães deram ao rio Macabu, quando o encontraram em 7 de janeiro de 1634.

O primeiro distrito e sede do município localiza-se em Conceição de Macabu, cidade com aproximadamente 22.700 habitantes, cortada pela rodovia estadual RJ-182. O município possui ainda um segundo distrito, Macabuzinho, distante 19 quilômetros da sede e com população estimada em 900 habitantes. O acesso ao distrito se dá pela rodovia RJ-196.

Existem diversas localidades como Santo Agostinho, Amorosa, São Domingos, Assentamento de Capelinha, Piabas, Piteira, Boa Esperança, Vila Tavares, Santa Catarina e o Curato de Santa Catarina (a maior e mais importante dentre todas).

A sede do município possui diversos bairros, com destaque para Bocaina, Vila Nova, Paraíso, Usina, Centro, Garapa, Porto, Rhodia, Balancé, Calçadinha e Vila São José, entre outros.

Originalmente habitado por tribos indígenas nômades como sacurus, coroados e goitacás, o município foi parte da Capitania de São Tomé até ser doado em sesmaria para os Sete Capitães. Com o fracasso da sesmaria a região foi dividida, cabendo as terras do município aos padres jesuítas, que a partir da Freguesia de Nossa Senhora das Neves e Santa Rita., exploraram o interior catequizando e aldeando os índios sacurus, habitantes do vale do rio Macabu, no vizinho vale do rio Macaé.

Em 1759 os jesuítas são expulsos, nos anos seguintes os desprotegidos indígenas retornam ao vale do Macabu formando os primeiros povoados, que logo foram atingidos pelo progresso oriundo do cultivo do café na região serrana fluminense.

O início das grandes plantações traz grande quantidade de escravos africanos. A região de Macabu composta por serras cobertas de florestas foi rica local de refúgio de escravos fugitivos que formaram o Quilombo de Cruz Sena e Quilombo do Carucango, o maior que existiu na região.

No século XIX, portos fluviais, a estrada Macaé-Cantagalo e o ramal ferroviário oriundo de Conde de Araruama (Quissamã) tornam-se vias de acesso à região contribuindo para o seu povoamento, crescimento econômico e evolução política: freguesia em 1855 e primeira emancipação em 1891-1892. Durante esta época de grande crescimento econômico, ocorreu o caso da Fera de Macabu, uma história de crime erros judiciários a partir do qual se iniciou o fim da pena de morte no Brasil.

Em 1907, surge em Conceição de Macabu a primeira colônia de japoneses do Brasil, liderada por Saburo Kumabe, um ano antes da data oficial de início da imigração japonesa com a chegada do navio Kasato Maru. Infelizmente a colônia fracassou depois de 5 anos por diversos motivos.

O século XX foi marcado pelo grande progresso da primeira metade, marcado pela fundação da Usina Victor Sence e da fazenda Modelo Venceslau Bello (Rego Barros).
O progresso teve reflexos políticos e Conceição de Macabu, quinto distrito de Macaé, uniu-se ao 10º distrito, Macabuzinho, originando um novo município, Conceição de Macabu em 15 de março de 1952. O processo de emancipação foi por plebiscito popular, o primeiro do Brasil e único unânime até hoje.

Fonte: Marcelo Abreu Gomes/Wikipedia

Posted by Aldir Junior de Sales Gomes on 1/01/2001 03:31:00 PM. Filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0
 

Inscreva-se em nossa newsletter

2010 BlogNews Magazine. All Rights Reserved. - Designed by SimplexDesign