Caminhantes se reúnem em Triunfo para 10 km de uma trilha ecológica




Travessia do rio Macabu. Foto: Aldir Junior/Olhar Sobre Macabu
No sábado (29) aconteceu em Triunfo, em Santa Maria Madalena, a primeira edição da Caminhada Ecológica do Anda Brasil de Triunfo. Caminhantes de várias faixa etárias, desde crianças à melhor idade, de diversas localidades da região se reuniram na Estação Lazer, no segundo distrito madalenense para a prática do exercício aliado a natureza local. 

Antes do início do evento foi feita a identificação de todos os participantes e foi servido um café da manhã reforçado a base de muitas frutas, além de um alongamento coletivo para preparação. A largada foi dada por volta das 8hs contornando as montanhas da região.

Paisagens exuberantes puderam ser apreciadas pelos caminhantes no "Circuito Amorosa", como no "Túnel", um corte feito em uma pedra aonde antigamente ficavam os trilhos da estrada de ferro, aonde uma árvore conseguiu fincar suas raízes e crescer num local improvável, proporcionando uma bela paisagem.

Flagrante de desmatamento na Amorosa. Foto: Aldir Junior/Olhar Sobre Macabu
Próximo a divisa entre Santa Maria Madalena e Trajano de Morais um flagrante de desrespeito a natureza, as pessoas que naquela região vivem e quem a visita, um crime contra uma região tão bela e famosa por sua forma natural ainda preservada. O desmatamento irresponsável de árvores nativas da região foi exposto sem nenhuma vergonha pelo infrator que deixou ali mesmo partes do tronco de uma árvore e pedaços de madeira cortada.

A entrada no território macabuense foi um dos pontos altos da caminhada, a travessia do rio Macabu, que infelizmente estava com suas águas, sempre cristalinas, barrentas por causa de uma chuva intensa na cabeceira do rio, em Trajano de Morais, sobre uma ponte improvisada feita de bambu, cordas e câmaras de ar de pneus.

Corte em pedra por onde passava os trilhos. Foto: Aldir Junior/OSM
Perto do cartão postal de Conceição de Macabu, a cachoeira da Fumaça, na Amorosa, aconteceu a primeira parada para admirar o local, dar um mergulho e se reabastecer com água e frutas. A última parte da caminhada foi em um trecho plano, porém, com mais calor e o sol mais intenso.

Reentrando nas terras madalenense eram visíveis algumas estruturas históricas da região, como a antiga ponte da ferrovia e fazendas com estruturas antigas, como a Fazenda Bom Destino, próximo ao local da chegada. O final foi novamente em Triunfo, por volta de meio-dia.

O evento possui apoio do projeto Anda Brasil, que faz parte da Federação Internacional de Esportes Populares, sediada na França, entidade não-governamental que conta com a participação de 39 países integrando ao todo 16 milhões de caminhantes em todo o mundo.


Mapa do percurso. Foto: Reprodução
Veja a galeria de fotos:

Posted by Aldir Junior de Sales Gomes on 11/01/2011 02:43:00 PM. Filed under , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0
 

2010 BlogNews Magazine. All Rights Reserved. - Designed by SimplexDesign